Escola Desportiva de Viana vence Campeonato Distrital de Sub-19 Femininos

A Escola Desportiva de Viana sagrou-se, este domingo, Campeã Distrital de Sub-19 Femininos, após vencer os dois jogos da final, frente ao Clube Basquete de Viana. As edevistas levantaram o troféu pela 6.ª vez consecutiva, após saírem vitoriosas de uma final extremamente disputada que valorizou o basquetebol vianense.

No sábado, CBV e EDV defrontaram-se no Pavilhão Municipal Mestre Luís Braga, num desafio electrizante que acabou com uma reviravolta incrível protagonizada pelas jovens auri-negras. Apesar da sua menor experiência, as edevistas conseguiram dar a volta a um encontro onde estiveram, quase sempre, a perder por mais de 10 pontos. Numa demonstração fantástica de atitude e espírito de sacrifício, as meninas da EDV corrigiram a entrada menos positiva com uma segunda parte fulgurante, que venceram por 15 pontos de diferença. Resultado final: CBV 63 – 67 ED Viana.

O segundo jogo do playoff realizou-se no domingo, perante um Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior bastante composto. As duas equipas entraram um pouco nervosas, com o primeiro cesto a aparecer já para lá dos 4 minutos de jogo. Mais uma vez, a equipa do CBV entrou melhor na partida mas, ao contrário do que havia acontecido no dia anterior, as edevistas assumiram a liderança logo no segundo período, conseguindo uma vitória difícil, mas junta, desta feita por 6 pontos de diferença. Resultado final: ED Viana 58 – 52 CBV.

Estão de parabéns as atletas de ambas as equipas, não apenas pelos bons espectáculos que proporcionaram, mas também pela determinação com que defenderam as suas cores, num ambiente de saudável rivalidade, que valorizou o espectáculo e tornou o desafio mais emotivo.

Destaque para o espírito colectivo e união das jovens da EDV que, sendo mais novas, conseguiram um triunfo praticamente impensável no início da temporada. Um feito que trabalharam muito para conquistar, e que só foi possível graças ao compromisso e empenho de todo o grupo de trabalho. Relembre-se que o conjunto auri-negro é totalmente composto por atletas sub-16, metade das quais, de primeiro ano.

Ambas as equipas estão apuradas para a Taça Nacional de Sub-19, direito desportivo do qual a EDV irá abdicar a favor de outro clube, para se concentrar apenas na Taça Nacional de Sub-16.