Esgrima: Carolina Oliveira consegue Estatuto de Atleta de Alto Rendimento

Carolina Oliveira, esgrimista da Escola Desportiva de Viana, conseguiu com a sua prestação no Campeonato da Europa o Estatuto de Atleta de Alto Rendimento, estatuto que depende do mérito das classificações e resultados desportivos alcançados no plano internacional, coroando da melhor forma uma época desportiva na qual dominou a nível nacional e se afirmou a nível internacional.

A época desportiva de 2014/2015 da esgrimista vianense Carolina Oliveira foi excelente, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

A nível nacional a Edvista dominou no seu escalão etário (Cadetes) e no escalão superior (Júnior), conseguindo três títulos de Campeã Nacional; campeã nacional de Cadetes, campeã nacional de Juniores e campeã nacional de Cadetes por Equipas. No Campeonato Nacional de Seniores a jovem vianense conseguiu um resultado de alto nível, sagrando-se vice campeã Nacional de Seniores. Carolina Oliveira venceu ainda a Final Nacional do Circuito Juvenil e terminou a época como número 1 no escalão de Cadetes e no de Juniores, e como número 3 no escalão de Seniores.

A nível internacional Carolina Oliveira esteve entre as melhores nas várias provas que disputou. A Edvista venceu o Torneio Galego de Cadetes, foi 5.ª classificada no Campeonato de Esgrima do Mediterrâneo, prova na qual Portugal participa com o estatuto de país convidado, foi 30.ª no Campeonato da Europa de Cadetes, campeonato que disputou pela primeira vez, e conseguiu chegar ao quadro principal em todas as provas do circuito Europeu de Cadetes que disputou, uma no
Reino Unido e duas em França. Com estas prestações internacionais Carolina Oliveira terminou a época colocada no lugar número 67 do Ranking Europeu de Cadetes, cumprindo um dos objectivos fixados que era o de terminar entre as 100 melhores deste ranking que, pese embora o circuito ser Europeu, reúne esgrimistas de todo o mundo.

O Estatuto de Atleta de Alto Rendimento permite agora a Carolina Oliveira conjugar melhor os estudos como os treinos e as competições e assegura melhores condições financeiras que permitirão aumentar as participações internacionais e apostar numa participação de alto nível no Campeonato do Mundo do próximo ano.