Esgrima: Gael Santos no Campeonato do Mundo

O esgrimista da Escola Desportiva de Viana, Gael Santos, vai participar, uma vez mais, num Campeonato do Mundo de Seniores, com o objectivo de pontuar para o ranking mundial e consequentemente para a qualificação Olímpica para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Depois da boa participação no Campeonato da Europa, prova na qual se classificou no 33.º lugar tendo conseguido vencer na fase de qualificação o Italiano Edoardo Luperi que se classificaria em 3.º lugar, e ter conseguido obter o estatuto de alto rendimento, o Vianense parte para o Campeonato do Mundo que se realiza em Moscovo empenhado em manter-se na “corrida” para a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

O objectivo de Gael Santos é a entrada no quadro principal, a fase eliminatória deste Mundial. Para se preparar para este grande evento mundial, que reúne a totalidade dos esgrimistas mundiais com aspirações aos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o esgrimista da EDV esteve a treinar em França com o objectivo de conseguir um nível de forma idêntico ao que conseguiu aquando do Campeonato da Europa.

Todo o trabalho e esforço do esgrimista vianense Gael Santos requer meios financeiros consideráveis, para além dos disponibilizados pela Federação Portuguesa de Esgrima. Com este propósito está em curso a celebração de um protocolo entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo a Caixa de Crédito Agrícola, a EDV e a FPE que muito poderá contribuir para proporcionar ao atleta as condições de treino e de competição, imprescindíveis numa “caminhada Olímpica”.