Esgrima: Gael Santos consegue Estatuto de Alto Rendimento no Europeu de Esgrima

Gael Santos, esgrimista da Escola Desportiva de Viana, conseguiu no Campeonato da Europa de esgrima uma classificação que lhe permite ter o Estatuto de Atleta de Alto Rendimento, estando agora em melhores condições para enfrentar o apuramento Olímpico.

Gael Santos partiu para o Campeonato da Europa de esgrima com o objetivo de obter uma boa classificação moralizadora para iniciar a caminhada para o apuramento Olímpico do Rio 2016 e que lhe permitisse obter o Estatuto de Atleta de Alto Rendimento, Estatuto que perdera após lesão que o atormentou na época passada.

O vianense conseguiu uma fase de qualificação de excelente nível, tendo vencido a sua poule de qualificação com quatro vitórias em cinco possíveis, entre as quais se destacam as vitórias sobre dois esgrimistas de nível mundial, o Italiano Edoardo Luperi, medalha de Bronze neste Europeu e 14.º do Ranking Mundial e o Françês, Erwan Le Pechoux 16.º do Ranking Mundial. Com este resultado, Gael Santos passou ao quadro principal com o número 16.º, terminando este Europeu no 33.º lugar. Para esta boa prestação desportiva muito contribuiu o estágio internacional que o vianense realizou na Polónia, estágio que só se tornou uma possibilidade por estar integrado num projeto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que tem o apoio da Caixa de Crédito Agrícola e da EDV, projeto que permitiu reunir o financiamento necessário para esta preparação internacional.

Com este resultado, Gael santos conseguiu um salto de cerca de 100 lugares no Ranking Mundial, ocupando agora o lugar número 181.

Agora Gael santos vai continuar a sua preparação pois no próximo mês irá disputar o Campeonato do Mundo de Seniores, com mais confiança e com a tranquilidade que o Estatuto de Aleta de Alto Rendimento lhe transmite, focado num resultado que lhe permita continuar focado no apuramento Olímpico.