Trail: Taça Ibérica de Trail uniu raia minhota

A Taça Ibérica de Trail teve lugar no dia 10 de maio, percorrendo trilhos do concelho de Vila Nova de Cerveira. Foi organizada pelos municípios de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, em colaboração com a Escola Desprtiva de Viana e a Viana Adventure. Contou com mais de três centenas e meia de participantes, oriundos de todo o país e do país vizinho.

Esta prova integrou três percursos: a versão ultra trail com um percurso de 50 quilómetros e 3100 metros de desnível positivo, o trail de 22 quilómetros e 1900 metros de desnível positivo e a caminhada, sem carácter competitivo, com 10 quilómetros e cerca de 1000 metros de desnível positivo. As provas com classificação oficial (ultra trail e trail) foram ambas avaliadas com grau 3 (numa escala de 1 a 4), pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).

O espanhol Raul Gil venceu a prova rainha, percorrendo os 50 km em 5:37:43 horas, impondo-se a Pedro Caprichoso, padrinho da prova, e ao seu compatriota Jorge Carrera, em 21 minutos e 29 minutos, respectivamente. No feminino, a vitória pertenceu também ao outro lado da fronteira, tendo Estela Ballesteros completado o percurso em 7:22:27 horas, seguida de Margarita Beiro (7:35:45 h) e de Mira Matias (8:40:56).

No Trail, o português Rui Laranjeira venceu a prova, com o tempo de 2:20:21 horas. O pódio ficou preenchido com Alberto Lomba, que percorreu os 22 km em 2:21:54 horas e Dani Corvo que completou a distância em 2:26:12 horas, dois galegos que demonstraram a sua boa condição física por terras de Cervaria. Relativamente às mulheres, Ana Gonçalves (2:42:07h) foi a vencedora da competição, conseguindo vantagem sobre Carla Pereira (2:49:45 h) e Paula Lage (2:52:07 h), segunda e terceira classificadas, respectivamente.

No que concerne às equipas premiadas no Trail, o primeiro lugar foi conquistado pelo Desnível Positivo, tendo ganho o ambicionado prémio monetário de trezentos euros, o segundo lugar foi alcançado pela equipa organizadora (EDV-Viana Trail) e o pódio ficou completo com a Runing Team Lantemil que angariou cem euros de gratificação.

Como o ultra trail apresentou uma dificuldade acima da média, só apto para os mais duros do pelotão, apenas duas equipas se encontraram em condições regulamentares de subir ao pódio. Deste modo, a vencedora do cheque mais recheado foi a Aviva Sport Club, à qual se seguiu Trail Running Nigran.

Os percursos mais curtos tiveram uma forte adesão, especialmente de residentes do concelho de Vila Nova de Cerveira.

Os participantes deram especial destaque à organização da prova, salientando a beleza dos trilhos, a qualidade dos abastecimentos aliados à simpatia de todo o staff. Foram unânimes em afirmar que os percursos eram muito duros, o que tornou a meta numa grande conquista. Os rostos e os comentários eram reveladores de uma enorme alegria, sendo notório o orgulho sentido por mais um desafio superado.

Com um feedback muito positivo os organizadores adiantam que a prova de 2016 já está a ser estruturada.

Todas as classificações disponíveis em: http://www.cyclonessports.com/