Esgrima: Helena Afonso é Vice Campeã Nacional

A esgrimista da Escola Desportiva de Viana, Helena Afonso, sagrou-se vice campeã nacional de iniciadas, conseguindo duas subidas ao pódio em Campeonatos Nacionais na presente época, pois já se sagrara campeã nacional de cadetes por equipas.

Na fase de qualificação a edvista venceu quatro dos cinco jogos disputados, passando à fase de eliminação com o número 3. No quadro principal, Helena Afonso eliminou com grande normalidade as primeiras adversárias até encontrar na final a número 2 nacional, Inês Alvito do Ginásio Clube Português, a quem venceu por claros 15/5. Na final a vianense, ainda a recuperar de uma lesão, não conseguiu jogar a um ritmo muito elevado, acabando por perder com a número 1 nacional, Marta Caride do Sport Club do Porto.

Na competição masculina participaram os esgrimistas da EDV Afonso Silva, Danilo Costa e Tomás Ferreira. Danilo Costa classificou-se em 13.º, tendo eliminado o seu colega de clube Tomás Ferreira, Afonso Silva terminou no 14.º lugar e Tomás Ferreira foi o 21.º entre os 38 participantes. Na prova de equipas, a EDV terminou no 4.º lugar ficando muito perto de subir ao pódio.