Esgrima: Carolina Oliveira é Campeã Nacional de Juniores

A esgrimista da EDV, Carolina Oliveira, sagrou-se campeã nacional de juniores, no campeonato nacional, que teve lugar este fim-de-semana. A esgrimista com esta conquista torna-se, em simultâneo, campeã nacional de cadetes e juniores.

Carolina Oliveira iniciou o campeonato nacional de juniores como uma das candidatas ao título, pois nesta época já vencera uma competição de juniores, mas consciente de que teria que estar ao seu melhor nível para poder vencer. Na fase de qualificação a Edvista entrou muito forte e venceu todos os jogos que disputou.

Nos quartos-de-final a vianense eliminou a esgrimista do Sport Club do Porto, Ana Martins, por 15/3 e na meia-final afastou a lisboeta do Ginásio Clube Português, Margarida Ravara, por 15/10.

Na final Carolina Oliveira defrontou a internacional Beatriz Sanguino. Iniciou o jogo muito determinada e a vencer, não permitindo à oponente equilibrar a partida, acabando por vencer por 15/10, sagrando-se assim, pela primeira vez, campeã nacional de juniores.

Na mesma competição a iniciada Helena Afonso, cuja preparação está mais direccionada para o campeonato nacional de iniciadas que é um dos seus objectivos desta época, terminou em 5.º lugar, sendo eliminada por uma das candidatas ao título, a lisboeta do Ginásio Clube Português, Margarida Ravara. Helena Afonso seria a melhor classificada das iniciadas em prova.

Na prova masculina, a EDV esteve representada por dois esgrimistas, Tiago Lajoso e Leonardo Costa, que estiveram em bom nível. Tiago Lajoso classificou-se no 6.º lugar após ser eliminado pelo internacional português Rui Costa, do Sport Club do Porto, que terminaria na 3,ª posição. Leonardo Costa teve uma prestação interessante pois obrigou o campeão nacional José Charréu a jogar ao seu melhor nível para o eliminar, terminando este campeonato nacional no 16.º lugar.