Esgrima: Carolina Oliveira 30.ª no Europeu

A esgrimista da Escola Desportiva de Viana, Carolina Oliveira, na sua primeira participação num Campeonato da Europa, conseguiu alcançar os 16-avos de final, classificando-se num excelente 30.º lugar, subindo perto de 90 posições no ranking Europeu de cadetes.

A Edvista, que à partida para o Campeonato da Europa de Cadetes ocupava o lugar número 230 do ranking Europeu, iniciou a sua participação integrada numa poule de sete esgrimistas, sendo a segunda menos cotada no ranking europeu. Na mesmo poule destacavam-se a russa Victória Yusova, número 10 do ranking Europeu, a britânica Jade Rowland, número 17 do ranking europeu e a Alemã Helena Frackenpohl, número 31 do ranking europeu.

Carolina Oliveira conseguiu três vitórias nesta fase de qualificação, terminando a sua poule em terceiro lugar, superando a número 17 do ranking Europeu. Estes resultados permitiram à vianense passar ao quadro principal com o número 45, fase eliminatória da prova. Nesta fase onde se joga a 15 toques, Carolina Oliveira venceu a número 25, a croata Lea Li Ming, por 15/10.

Nos 16-avos de final, a vianense acabaria por ser eliminada pela polaca Katarzyna Matysiak, número 48 do ranking Europeu, dando a Edvista grande réplica, pelo que se ficou com a sensação de que está perto de jogar de igual para igual com as melhores.

Com esta prestação no Campeonato da Europa, Carolina Oliveira subiu do lugar número 230 no ranking Europeu de cadetes para o lugar número 141, apesar de só ter disputado três das dez provas pontuáveis para este ranking.