Esgrima: Esgrimistas da EDV a uma vitória das medalhas


Carolina Oliveira e Helena Afonso estiveram perto das medalhas no Campeonato de Esgrima do Mediterrâneo, sendo eliminadas pelas vencedoras das respectivas provas, classificando-se, respectivamente no 5.º e 6.º lugares. Tiago Lajoso competiu no escalão de juniores e terminou no 11.º lugar.

Carolina Oliveira, actual campeã nacional de cadetes, competiu nos Campeonatos de Esgrima do Mediterrâneo nos escalões de cadetes e juniores. Na prova de cadetes, Carolina conseguiu 4 vitórias em 5 possíveis na fase de qualificação. No quadro principal a vianense viria a ser eliminada pela Italiana Caterina Pozzan, que acabaria por ser a vencedora do torneio, terminando a Edvista num excelente 5.º lugar. Na prova de juniores, Carolina Oliveira esteve uma vez mais em destaque, vencendo a sua poule de qualificação.

No quadro principal a vianense esteve perto de conseguir disputar as medalhas, sendo eliminada pela Italiana Cecília Tempesta, a quem vencera na fase de qualificação, e que acabaria por se sagrar vencedora do torneio. Carolina Oliveira classificou-se em 5.º lugar no escalão de juniores. Estes resultados permitem acalentar fundadas esperanças de uma promissora carreira internacional da campeã vianense.

Helena Afonso, esgrimista ainda iniciada, participou somente no torneio para iniciadas. A Edvista conseguiu 3 vitórias em 6 possíveis na fase de qualificação, passando ao quadro principal. Nos quartos-de-final a vianense acabaria por ser eliminada pela Italiana Lara Bertola, que acabaria por ser a vencedora do torneio, terminando a vianense num promissor 6.º lugar.

Tiago Lajoso fez 2 vitórias em 4 possíveis na sua poule de qualificação. Na fase eliminatória o vianense acabaria por ser eliminado pelo espanhol Alfonso Delbergue, terminando no 11.º lugar.

A participação dos Edvistas, que estiveram acompanhados dos seus treinadores Eugénia Queirós e José Luciano, apesar de integrados na selecção nacional e em representação de Portugal, só foi possível através de financiamento próprio.

O Campeonato de Esgrima do Mediterrâneo, competição disputada na cidade Espanhola de Guadalajara, teve a participação de selecções de vários países Mediterrâneos e de alguns países convidados, estando presentes Espanha, França, Itália, Mónaco, Portugal, Egito, Turquia, Tunísia, Argélia, Qatar, Croácia, Líbano, Marrocos, Grécia e Chipre.

A próxima competição internacional das Edvistas Carolina Oliveira e Helena Afonso será em Paris, de 6 a 8 de Fevereiro em representação do seu clube, a Escola Desportiva de Viana.