Esgrima: Carolina Oliveira e Helena Afonso com boas prestações em Paris

As esgrimistas da Escola Desportiva de Viana, Carolina Oliveira e Helena Afonso que recentemente se sagraram campeãs nacionais de cadetes, a primeira individualmente e por equipas e a segunda por equipas, disputaram o Torneio Internacional de Paris conseguindo resultados de destaque.

Carolina Oliveira participou no escalão de cadetes, tendo na primeira poule do torneio preliminar conseguido 3 vitórias em 6 possíveis e 3 em 4 possíveis na segunda, passando ao quadro preliminar com o número 38. No quadro preliminar eliminou com alguma tranquilidade a sua adversária passando ao quadro principal que se disputou no dia seguinte. Com a participação no quadro principal garantida, a vianense motivou-se e entrou a vencer a sua primeira opositora, a experiente francesa Mohamady, que era a número 13 do quadro, por claros 15/10. Depois desta grande vitória a Edvista acabaria por ser eliminada já numa fase adiantada do torneio, acusando algum cansaço acumulado, terminando entre as melhores desta prova. Carolina vai agora preparar a sua primeira participação no Campeonato da Europa de Cadetes, prova para a qual este torneio de Paris serviu de preparação, com o objectivo de chegar ao quadro principal e assim juntar-se à elite Europeia da esgrima juvenil.

Helena Afonso, participou no escalão de iniciadas, uma das mais concorridas do torneio com 257 participantes. A vianense fez uma fase preliminar com alguma segurança, ultrapassando a primeira e a segunda poules com alguma naturalidade e passando directamente ao Torneio principal que se disputou no dia seguinte. No domingo a Edvista disputou mais uma poule e esteve muito perto de entrar na fase final da competição, terminando num promissor 86.º lugar entre as 257 participantes.