Esgrima: Júnior Tiago Lajoso no pódio... em seniores


O jovem Lajoso venceu todos os jogos da sua poule de qualificação, um dos quais disputado com o internacional sénior do Ginásio Clube Português, Diogo Teixeira, que viria a vencer a prova, passando ao quadro de eliminação com o número três. No quadro principal, o vianense foi eliminando vários esgrimistas, entre eles o internacional angolano, António Adilson, até defrontar na meia-final, uma vez mais, o internacional português Diogo Teixeira.

O esgrimista júnior da Escola Desportiva de Viana, Tiago Lajoso, conseguiu uma vez mais subir ao pódio numa prova de seniores e já o melhor júnior no ranking nacional de seniores, no qual ocupa o 6.º lugar.

No jogo de acesso à final, Lajoso criou grandes dificuldades a Diogo Teixeira e só na fase final do jogo o seu opositor conseguiu uma pequena diferença pontual para vencer por 15/13, relegando Tiago Lajoso para o terceiro lugar desta competição de seniores. O outro participante da EDV nesta competição, Miguel Lajoso, iniciou a prova com cinco vitórias em seis possíveis na fase de qualificação, terminando a prova no 9.º lugar.

Na prova feminina, Carolina Oliveira, campeã nacional de cadetes, conseguiu cinco vitórias em seis possíveis na fase de qualificação, passando ao quadro principal com o número dois. Nesta fase eliminatória, a jovem vianense acabaria por ser eliminada pela italiana Maria Paccagnani, que representa o Ginásio Clube Português, terminando a competição no 5.º lugar. Com esta prestação, Carolina Oliveira ocupa agora o 6.º lugar no ranking nacional de seniores.