Festa das Modalidades da Escola Desportiva de Viana

Escola Desportiva de Viana dinamizou a quinta edição da sua Festa de Apresentação das Modalidades, a 18 de Outubro, no Centro Cultural de Viana do Castelo. O evento teve como objectivo apresentar as equipas da EDV aos pais dos atletas, aos sócios e simpatizantes do clube, bem como contribuir para o reforço da agenda cultural da cidade, fortalecendo a mensagem que este é um clube para uma cidade. 

Num Centro Cultural de Viana do Castelo lotado, a Escola Desportiva de Viana voltou a deslumbrar a cidade com o espectáculo de apresentação das suas oito modalidades. Durante 2h30, cerca de 600 atletas, dos 1300 que validam e fortalecem cada vez mais este projecto de formação desportiva, entusiasmaram a assistência com a alegria contagiante de quem pratica desporto, através de apresentações diferenciadas, brindando o público com momentos de particular beleza e emoção.

A Festa das Modalidades principiou com um desfile de todas as secções, que foram brindadas com um forte aplauso por parte da assistência, entre os quais se contou a presença do vice-presidente da câmara municipal de Viana do Castelo, Vítor Lemos, a vereação da CDU, representada por Cláudia Marinho, a Caixa Agrícola do Noroeste, representada por Conceição Carvalho, a Associação de Basquetebol de Viana do Castelo e a Associação de Patinagem do Minho.

O início das actuações ficou a cargo da escolinha de patinagem. Liderada por Né Basto, esta é também uma forma de homenagear o início da instituição. Tudo começou no ringue do “Limia Parque”, há 38 anos, onde um grupo de pequenos praticantes começou a dar os primeiros passos na patinagem, originando posteriormente a EDV. Após a actuação dos mais pequenos, seguiu-se a patinagem artística que desenhou momentos de rara beleza e precisa execução.

Com o rio por perto, a secção de Natação da EDV criou uma piscina no Centro Cultural e, com o auxílio da Viana Bombos da Casa dos Rapazes, apresentou-se, esta que é a secção mais numerosa tendo turmas que vão desde os bebés até aos masters, passando pela hidroginástica, normalmente frequentada por pessoas com idades mais avançadas. Num ritmo com poucas pausas, a esgrima seguiu-se na apresentação de uma secção que traz inúmeros títulos e reconhecimento para a cidade.

A precisão e mão certeira do basquetebol da Escola Desportiva de Viana surpreendeu a demonstrar dotes que foram muito além de encestar bolas. Entre momentos de dança e diversão, os basquetebolistas terminaram a actuação com o grito que levam a todos os pavilhões em que jogam e com a bandeira da EDV nas mãos. Após o basquetebol, seguiu-se outra modalidade colectiva que tem um prestígio e um papel preponderante no sucesso da história desportiva Vianense. Os atletas de hóquei em patins têm na Escola Desportiva de Viana o pilar máximo da formação de jovens praticantes, numa modalidade de grande tradição na cidade.

A Festa das Modalidades contou este ano com mais duas novas. O BTT e o Trail fazem parte da oferta formativa da EDV desde o início do ano e tiveram, neste evento, a sua apresentação oficial a toda a família edevista.

Homenagem aos campeões nacionais

Antes da última apresentação da noite teve lugar um dos momentos mais importantes da Festa, a homenagem aos atletas e equipa que se sagraram campeões nacionais nas épocas 2012-13 e 2013-14. Na Escola Desportiva de Viana a competição é essencial, mas não o mais importante. O mais importante para a EDV e o seu principal objectivo é a formação de jovens, educando através do desporto. Ainda assim, todos os anos, os atletas aurinegros alcançam resultados excepcionais, elevando a projectando as cores do clube e da cidade aos mais altos patamares do desporto nacional. Neste capítulo, a Escola Desportiva de Viana conta com o apoio fundamental da Caixa de Crédito Agrícola Noroeste.

Foram homenageados na Festa das Modalidades em relação à época 2012-2013, Carolina Oliveira (Campeã Nacional de Florete – Iniciadas Feminino), Gael Santos (Campeão Nacional de Florete – Seniores Masculino), Carolina Oliveira, Helena Afonso e Ema Felgueiras (Campeãs Nacionais de Florete por Equipas no escalão de iniciadas), Beatriz Silva, Débora Neto e Bruna Neto (Campeãs Nacional de Duplo-Mini Trampolim - Juniores Femininos), Alexandre Ribas (Campão Nacional 100 metros Costas, 200 metros estilos e 100 metros mariposa em Juvenis Masculinos) e Nuno Graça (Campeão Nacional nos 100 Livres no escalão de juvenis).

Relativamente à época 2013-2014 homenageou-se Carlos Lima (Campeão nacional veteranos C em BTT, da Taça de Portugal e do Campeonato regional do Minho), Ricardo Silva (Campeão do Circuito Nacional de Trail), Ricardo Silva, José Faria e Jorge Rocha, Campeões por equipa de Ultra-trail, Beatriz Silva, Marta Silva e Bruna Neto (Campeãs Nacional de Duplo-Mini Trampolim - equipa sénior), Carolina Oliveira (Campeã Nacional de Florete – Cadetes Feminino), Gael Santos (Campeão Nacional de Florete – Seniores Masculino) e Carolina Oliveira, Helena Afonso e Ema Felgueiras (Campeãs Nacionais de Florete por Equipas no escalão de Iniciadas)

Além destes campeões nacionais homenagearam-se atletas e equipas que se destacaram pelos feitos alcançados. Assim, na natação Juliana Freixo viu reconhecido o seu título de Campeã da Europa 100 costas, em Desporto Escolar pela Escola Secundária de Santa Maria Maior e as atletas Luana Alves, Lara Vaz, Filipa Pinheiro, Juliana Freixo, Ana Teixeira e Flávia Gonçalves ajudaram a que o clube subisse da terceira para a segunda divisão nacional. Na patinagem Ana Lopes e João Rodrigues integraram um grupo formado por vários atletas de clubes da zona norte, chamado “Matraquilhos”, que foram campeões nacionais de Precisão.

As apresentações das modalidades terminaram com a secção de ginástica. Esta secção, que nos últimos anos tem crescido de forma exponencial, terminou em beleza a Festa das Modalidades com momentos de beleza ímpar só conseguidos após muito trabalho. Após a secção de ginástica terminar a apresentação, todos os atletas das oito modalidades da Escola Desportiva de Viana foram convidados por Marisa Cambão, a apresentadora da Festa, a encher o recinto do Centro Cultural para ouvir as últimas palavras, da responsabilidade do vice-presidente da Câmara Municipal e vereador com o pelouro do desporto, Vítor Lemos, e, por fim, do presidente da direcção da Escola Desportiva de Viana, professor Rui Jorge Silva.

A Festa das Modalidades começou ao início da tarde, com a construção do logotipo humano da EDV. A iniciativa decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo, antes do ensaio geral para a grande Festa, e contou com a participação de antigos e actuais atletas e treinadores, bem como dos muitos pais que não quiseram deixar passar esta oportunidade de fazer parte de um momento marcante na história da Escola.