Trail: EDV-Viana Trail vence Circuito Nacional de Trail

A EDV-Viana Trail venceu o Circuito Nacional de Trail, após vencer, por equipas, o Trail Nocturno das Lebres do Sado. Ricardo Silva, Rui Seixo e Jérôme Rodrigues foram os três primeiros atletas a cruzar a meta e a fechar, favoravelmente as contas da equipa para a conquista. A prova teve lugar este sábado, dia 6, em Palmela, no distrito de Setúbal.

A prova nocturna de 15 km foi ganha pelo atleta da EDV-Viana Trail Ricardo Silva. Rui Seixo regressou da melhor forma à competição, terminando em quarto lugar e deixando boas indicações para as provas seguintes. No posto seguinte terminou Jérôme Rodrigues. Jorge Rocha foi 10.º classificado, colocando desta forma a EDV-Viana Trail quatro atletas nos 10 primeiros atletas.

O Circuito Nacional de Trail é constituído por 10 provas e esta foi a oitava. Após esta prova, a EDV-Viana Trail mantém cinco atletas a disputar os primeiros lugares neste mesmo circuito nos seus respectivos escalões, seniores, M40 e M45.

A comitiva para a prova foi composta por 12 atletas, a saber José Carlos Alcobia, Rui Seixo, Gabriel Meira, Paulo Freitas, Jorge Rocha, José Domingos, Jérôme Rodrigues, José Faria, Ricardo Silva, Artur Matos, Amândio Antunes e Anabela Silva, acompanhados de familiares e colegas. Ao todo, cerca de 20 pessoas, deslocaram-se até terras do Sado num autocarro cedido pela câmara municipal de Viana do Castelo e em automóveis particulares.


O EDV-Viana Trail surgiu primeiramente em 2012 com o nome de "Viana Trail", nomenclatura que vigorou até a sua associação à Escola Desportiva de Viana em finais de 2013. Originado com a iniciativa de quatro amantes da modalidade, atuais atletas da equipa: Gabriel Meira, Paulo Coelho, José Carlos Alcobia e José Domingos Santos. O grupo foi crescendo, com a associação de atletas, amantes da modalidade.

Nascido como um grupo de amadores, hoje o EDV-Viana Trail compete ao mais alto nível Nacional, estando alguns dos seus atletas a competir no Circuito Nacional de Trail e no Circuito Nacional de Ultra Trail. A evolução para termos competitivos é fruto da persistência e do esforço conjunto dos seus co-fundadores e das relações de amizade e companheirismo que se foram cristalizando.