Ginástica: Aprendizagem e bons resultados na IX Loulé Cup

As 17 ginastas da EDV deslocaram-se até Loulé para participar na IX Loulé Cup. A prova internacional que decorreu de 4 a 7 de Setembro coincidiu com a V Loulé World Cup, a Taça do Mundo.

A participação da comitiva da EDV na IX Loulé Cup foi muito positiva, resultando na participação da equipa auri-negra em duas finais. A equipa mais nova da EDV, que era a formação mais nova em prova, constituída pelas ginastas Ana Sofia Lima, Maria Aibeo, Eliana Gigante e Carolina Marques, conseguiram o apuramento para a final por equipas de DMT, nos escalões U13 e 13-14. As quatro ginastas classificaram-se em quinto lugar. Note-se que as ginastas, com somente 10 e 11 anos, competiram com escalões acima, onde participaram meninas de 14 anos.

Individualmente, destaque para a ginasta Ana Lima, uma das ginastas mais novas em prova, que terminou em terceiro Campeonato Nacional de Infantis, e que conseguiu o 11.º lugar, e Carolina Marques o 13.º.

As ginastas mais velhas Rafaela Alves, Débora Neto, Bruna Neto e Beatriz Silva apuraram-se em segundo lugar para a final deste aparelho, classificando-se depois em quarto, somente a uma décima do terceiro lugar do pódio.

Nesta prova, no escalão de Júnior e Open, enfrentaram ginastas elites de diferentes países, incluindo várias ginastas apuradas para o próximo mundial.

A nível individual destaque para a ginasta Débora Neto, que se classificou em nono lugar, ficando de reserva para a final individual. Esta atleta foi a quinta melhor ginasta portuguesa em prova. Beatriz Silva classificou-se em 10.º lugar.

Em Trampolim individual (TRI) destaque para as ginastas Viviana Teixeira (12.º lugar), Carolina Marques (13.º), Eliana Gigante (14.º) e Ana Lima (15.º), que em equipa se classificaram em 5.º lugar, uma vez mais entre ginastas do escalão acima.

Em prova participaram também Maria Casanova, Rita Beiral, Sofia Herleth, Matilde Silva, Beatriz Mata, Inês Araújo, Alexandra Xavier e Tiago Rocha.

Todos estão de parabéns pelas provas feitas, uns pelos objectivos cumpridos, uns pela sua evolução e outros pelos medos enfrentados.

Simultaneamente à prova, as ginastas puderam assistir aos melhores do mundo na prova do V Loulé World Cup (Taça do Mundo) onde competiu o campeão olímpico e tricampeão do mundo, Dong Dong. Uma nota para a medalha de ouro que as ginastas Sílvia Saiote e Beatriz Martins conseguiram para Portugal, na prova de trampolim sincronizado.