Esclarecimento aos Pais/Encarregados de Educação dos atletas da Secção de Basquetebol Masculino

Para os devidos efeitos a Direcção da Escola Desportiva de Viana, na palavra do seu Presidente, em conformidade com a vontade dos pais presentes, informa todos os interessados dos assuntos que foram tratados na Reunião efectuada na sala de Reuniões do Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior no passado dia 14 de Julho de 2011:

Estiveram presentes os Presidente da Direcção, Rui Silva, da Mesa da Assembleia, Dr. Alberto Midões, o Secretário, Manuel Araújo, a Tesoureira, Srª Ana Paula Miranda, o Director Vítor Barros e o Professor Brandão, Coordenador Técnico da respectiva modalidade, assim como todos os pais que voluntariamente se disponibilizaram a comparecer.

Feitas as apresentações e cumprindo os dois pontos iniciais da agenda da reunião, os pais presentes foram informados de uma forma clara e precisa sobre o funcionamento de toda a secção quer do ponto de vista estrutural – oferta desportiva/número de equipas e escalões disponíveis, quer do ponto de vista da sua organização administrativo/financeira. Foram claramente definidos os objectivos pedagógicos/desportivos da secção assim como os perfis dos diferentes agentes que participam num processo de Ensino/aprendizagem, Direcção/Director; Treinador, Atleta.

No que diz respeito ao terceiro ponto – Outros Assuntos, o Presidente da Direcção pediu a palavra para informar os pais do seguinte:

1. Manifestou o seu desagrado pela forma pouco correcta e nada digna como decorreu a reunião entre a anterior Direcção e os pais da secção, num passado recente e num clima pouco favorável ao entendimento com informação e muita desinformação, com ataques pessoais inadmissíveis num processo que se quer claro, construtivo e com um único propósito – Contribuir, cada um na sua função, para a construção de um espaço onde os nossos filhos possam desenvolver de uma forma saudável as suas capacidades pessoais e desportivas;

2. Referiu ainda que registou as preocupações dos pais nessa referida reunião, apesar de na data ainda não ser um candidato assumido à Direcção, que resumidamente se centralizam em duas, a saber:
- Melhoria da informação/comunicação interna – Direcção/Director /Equipa Técnica/Atleta/Pais;
- Criação de um projecto único de Basquetebol masculino, na cidade de Viana do Castelo, de forma a contemplar todos os escalões, desde os minis até ao escalão de Seniores, pois a Escola Desportiva de Viana, assumidamente, apenas contemplava escalões até aos juniores, num processo idêntico ao registado numa outra secção (Hóquei em patins);

3. Após a minha tomada de posse, no passado dia de 11 de Julho às 21h30, já como Presidente, contactei telefonicamente com o Presidente do CB Viana no dia imediato - dia 12 de Julho, no sentido de ser marcada uma reunião. Essa reunião efectuou-se às 14h00 do mesmo dia nas instalações da EB1 do Carmo. Num clima de entendimento que realço e confirmo, procuramos, os Presidentes das duas Direcções, ir ao encontro da vontade dos pais e encontrarmos uma base de entendimento que dignificasse o historial das duas entidades e acima de tudo permitisse aos nossos atletas/filhos a concretização legítima dos seus objectivos;

4. Depois de uma análise exaustiva a todas e quaisquer soluções para que este processo se efectivasse o Presidente do CB Viana em nome pessoal, propôs uma solução que ainda não tinha sido proposta à Direcção anterior da EDV:
- A responsabilidade da formação inicial a cargo da EDV, através dos escalões de Minis, Iniciados e 1º ano de Cadetes;
- Os restantes escalões, 2º Ano de Cadetes, Juniores e Seniores da responsabilidade do CB Viana.

5. Perante esta proposta, inovadora até ao momento, pedi um período curto de reflexão e consulta aos restantes membros da minha Direcção, principalmente à Presidente do anterior mandato, como respeito pela tomada de decisão anterior, onde os escalões de formação, a mesma, não abdicavam.

6. Contactei rapidamente todas as pessoas envolvidas e no espaço de apenas 1 hora comuniquei que a EDV, em prole de um bom relacionamento institucional com os outros clubes e no esforço conjunto de partilha de esforços para que todos os nossos atletas/filhos consigam atingir os seus naturais objectivos desportivos, concordava com a separação do escalão de Cadetes, assumindo, a EDV, claramente a sua função Formativa e a sua Missão enquanto Escola;

7. Mais ainda comuniquei que numa segunda fase de entendimento veria com bons olhos a possibilidade de ambos os clubes coabitarem no escalão de Cadetes, quer com atletas do 1º quer 2º ano, face ao elevado número de praticantes imergente do escalão de Iniciados, pois entendia que o melhor treino é o jogo, sendo a selecção de atletas a transitar no final de cada ano entre clubes, neste escalão, da responsabilidade da equipa técnica do CB Viana.

8. Nessa reunião o presidente do CB Viana comunicou-me que nesse mesmo dia, à noite, iria existir uma reunião com alguns pais dos atletas da EDV. Prontifiquei-me de imediato a participar nessa reunião, relembro que o meu homólogo sempre foi convidado a participar nas nossas reuniões, para juntos manifestarmos o nosso entendimento.

9. Mais tarde sou confrontado com um telefonema do meu homólogo dizendo-me que apesar de todos os seus esforços pessoais a restante Direcção/Quadro Técnico não pretendia obter qualquer acordo tendo inclusive já conseguido dissuadir o Técnico dos Minis da EDV, Sr. Tiago, a abandonar o projecto EDV, e com isso assegurar mais atletas;

10. Mais ainda comunicou que os referidos elementos se opunham categoricamente à minha participação na referida reunião.

11. Perguntei claramente se esse aliciamento foi feito em nome do Clube (CB Viana) ou se eram feitos em nome de outros interesses, ao qual me foi comunicado que muitas das situações já estavam fora do seu controle.

12. Mesmo reconhecendo o seu valor humano, sempre frontal e leal com o qual o Presidente do CB Viana se relacionou com a EDV, com esta e a com a anterior Direcção, manifestei de imediato o meu repúdio pela forma claramente desleal e inqualificável de agentes desportivas com atitudes que não são compatíveis na nossa Sociedade e muito menos em Clubes com a Tradição dos nossos, clubes esses com cariz FORMATIVO….;

13. Finalizando a nossa conversa, ainda numa tentativa final de entendimento, o Sr. Presidente do CB Viana garantiu-me que na referida reunião comunicaria a nossa vontade de entendimento e auscultaria a vontade dos pais.

14. A partir desse momento nunca mais fui contactado pelo CB Viana.

15. Os Pais presentes na nossa reunião, ficaram completamente surpreendidos com as minhas palavras, pois em situação alguma esta informação lhes foi dada, e eles estiveram presentes nessa reunião, tendo apenas um dito que se falou alguma coisa parecida mas á qual não foi dada muita importância por parte da mesa,

16. Agradeceram a forma franca, clara e construtiva de comunicação por parte do presidente da EDV. (O conteúdo das diferentes intervenções dos pais presentes não será publicado, obviamente, pois entendemos que as mesmas carecem de autorização individual e do respectivo direito de reserva moral).

17. Depois das diferentes intervenções, o Presidente da Mesa da Assembleia da EDV, Dr. Alberto Midões, solicitou a palavra para relembrar aos presentes que este tipo de situações não são inéditas e muito menos ingénuas e acontecem sempre que os interesses pessoais se sobrepõem aos interesses colectivos mas que rapidamente se extinguem pois são de curta duração, basta olhar para o passado recente das colectividades, com projectos megalómanos, de cariz pessoal, que arrastam os clubes para um abismo financeiro sem regresso. Relembrou ainda as suas experiências pessoais quer como atleta quer como dirigente num clube da sua terra natal, numa situação idêntica.

18. Finalizou a sua intervenção relembrando que os clubes têm naturalmente a sua Missão, o seu Rumo e não se devem adaptar às pessoas que pontualmente lá exercem funções, mas sim elas terão que se adaptar à realidade da sua função enquanto agentes activos dentro da colectividade.

19. Os pais em seguida pediram garantias da existência de todos os escalões e foi-lhes dito pelo Presidente da EDV que no dia 1 de Setembro, com os anteriores ou novos atletas, os respectivos escalões estariam em condições de efectuar naturalmente o seu percurso competitivo. O seu passado na Coordenação do Desporto Escolar Distrital, o bom relacionamento institucional com todas as Direcções das Escolas do Concelho/Distrito e com os respectivos Professores de Educação Física permitem-lhe assegurar esse facto pois já foram feitos contactos nesse sentido, muito à imagem do sector feminino onde esta saudável fonte de recrutamento tem dado excelentes resultados.

20. O Director da Secção, Vítor Barros, quando questionado sobre as questões técnicas, apresentou o novo Coordenador, o Professor Brandão, antigo atleta, hoje professor e técnico habilitado. Relembrou que na secção feminina, as atletas de maior idade já se encontram habilitadas para exercer funções de treinadores, numa lógica de continuidade da nossa função formativa, atleta, treinadora, dirigente e que gostaria de transportar para a secção masculina essa mesma dinâmica. Ficou agendada para início de Setembro uma nova reunião, mais Técnica por escalão, para apresentação dos respectivos quadros técnicos.

21. O Presidente aproveitou para relembrar a necessidade de seleccionar dentro do universo dos pais da secção de Basquetebol Masculino um seu representante junto dos respectivos escalões – o Director, dentro do perfil adequado à sua função, assim como de todos os seccionistas que individualmente os representam. A secção de Basquetebol Masculino terá um Director exclusivo, a semelhança das outras modalidades/sexo.

22. Terminou a sua intervenção relembrando o trabalho exemplar da anterior Direcção que conseguiu, graças a um esforço enorme de todos, Pais/Directores/Seccionistas/Treinadores e Atletas, associar o rigor financeiro/administrativo ao sector desportivo, com grandes resultados em todos os escalões. A título de exemplo relembrou que a mesma secção no ano anterior terminou a época com valores muito próximos dos 7.000,00€ de prejuízo. Esta época o saldo, pela primeira vez em muitos anos da secção apresentou valores positivos, sem nunca ter sido prejudicado o seu rendimento desportivo.

23. Lamentou profundamente que a situação criada por interesses pessoais de alguns tenha posto em causa o esforço de tantos, principalmente dos pais e que a intencional e constante desinformação por ventura nada ingénua de alguém, tenha arrastado os mesmos, aí sim de uma forma ingénua e natural, a tomar atitudes e comportamentos que em situações normais não as tomariam.

24. A Srª Ana Paula Miranda e o Sr Manuel Araújo aproveitaram para esclarecer na parte final da reunião todas as dúvidas dos presentes sobre o financiamento da secção assim como a importância das taxas na consolidação orçamental, tornando o clube num exemplo de gestão financeira, relembrando que também eles, todos os elementos da Direcção da EDV são pais, pagam na totalidade as taxas dos seus filhos, não tendo quaisquer benesses, nem qualquer tipo de regalias ou remunerações, e têm a consciência tranquila de que todo o investimento feito ao longo do(s) ano(s) reverteu na totalidade para a sua formação.

25. Mais ainda informou que por uma questão de rentabilização de recursos, quer humanos quer económicos, algumas secções, nomeadamente a secção de Hóquei Patins, optaram pela não requisição de carrinhas, poupando dinheiro à secção, para deliberadamente permitirem um acompanhamento familiar constante aos jogos realizados fora de casa em momentos de competição ou convívios.



Finalizando

A Direcção da EDV, na palavra do seu Presidente, tudo fez para que os interesses dos Pais/Atletas e Escola/Clubes estivessem salvaguardados;

Ouviu e Respeitou a vontade dos Pais, tudo fez para que a Fusão fosse possível e o Basquetebol ficasse mais forte na Cidade e na Região;

A EDV prosseguirá o seu percurso natural, existente desde a sua génese enquanto entidade formativa;

Lamenta profundamente o mal-estar gerado nesta Secção, ciente que as eventuais dificuldades de comunicação interna, a que não é alheia a existência de 3 directores diferentes em 3 anos, não justifica a forma perfeitamente consciente e camuflada que determinados indivíduos inflacionaram, para obter os resultados pessoais que pretendiam.

Não nos parece que a vontade desses mesmos indivíduos fosse a obtenção de um acordo entre os dois clubes de Basquetebol da cidade, ludibriando dessa forma o sentido das expectativas da maioria dos pais e atletas.

A EDV terá sempre aberta a porta a todos os atletas que pretendam desenvolver as suas capacidades nesta e noutra modalidade, mas apenas terá nos seus quadros técnicos aqueles que associam a melhor qualidade técnico/pedagógica ao saber estar no respeito mútuo pela Instituição e pelas hierarquias institucionais que definem o perfil ideal em cada uma das diferentes funções em cada clube.

Esta é a nossa frontal maneira de agir e de estar, com verdade, de pais para pais, assumidamente.

Viana do Castelo, 15 de Julho de 2011

O Presidente da EDV:
Rui Silva