EDV - Natação / Filipa Mendes Pinheiro: Campeã Nacional e vencedora do Open de Portugal


De 29 de Julho a 01 de Agosto, o Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra foi o palco do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal, no qual participaram 87 clubes (nacionais e estrangeiros) e 613 atletas, sendo 353 masculinos e 260 femininos.
Pela equipa da Escola Desportiva de Viana participaram os atletas Manuel Alves, Miguel Alves, Diogo Nunes, Tadeu Ferreira, Flávia Gonçalves, Maria João Santos, Renato Pinheiro, Luís Pedro Ribeiro, Maria Rodrigues, Filipa Pinheiro, Rafael Ribas e José Enes Ribeiro, orientados pelos técnicos José Lima e Valério Miranda e acompanhados pela Directora Isabel Pinheiro e a fisioterapeuta Dora Salgueiro.
Em termos de resultados, os atletas da EDV estiveram em grande, obtendo recordes pessoais na maior parte das provas em que participaram, destacam-se, no entanto, os resultados do Renato Pinheiro (Juvenil A) que se classificou em 4º lugar aos 200 Estilos e 6º aos 400 Estilos, 100 Costas e 200 Costas, bem como da Flávia Gonçalves (Juvenil) que foi 7ª aos 200 Costas.

Mas o maior destaque vai para a Filipa Mendes Pinheiro que se sagrou Campeã Nacional e vencedora do Open de Portugal aos 100 Costas, conseguindo ainda apurar-se para 4 finais A, obtendo um 4º lugar aos 200 Costas, um 5º lugar aos 50 Costas e um 8º lugar aos 50 Mariposa.
Desta feita, e com este título, a atleta Filipa Pinheiro reforça a sua posição afirmando-se como uma das melhores costistas nacionais, tendo em conta os três títulos nacionais que obteve no passado mês de Dezembro, no Campeonato Nacional Absoluto de Piscina Curta que se realizou em Leiria.

Parabéns à atleta, treinadores e a todos os elementos da equipa principal!

A Secção de Natação.